Umectação: A Queridinha das Cacheadas e Crespas
29/08/2016 - Por Ana Claudia de Paula

Olá, queridos, tudo bem? Comigo está tudo ótimo! 

Para quem não sabe, a umectação é muito popular na comunidade acheadas/crespa por ser um tratamento bastante eficaz no combate aos danos causados pelo ressecamento, tanto em cabelos naturais quanto os que  ossuem alguma química. Este verdadeiro banho de óleo traz muitos benefícios como: brilho, maleabilidade, diminuição do frizz, combate à pontas duplas e maciez. Além disso, a umectação previne a formação dos nozinhos de fada tão comuns às cabeleireiras crespas. 

Para este processo, devemos escolher um produto de boa qualidade, afim de que o resultado seja satisfatório. O óleo deve ser 100% vegetal! Em outras palavras, ele não pode contém nenhum aditivo extra em sua composição (essências artificiais, silicones ou óleo mineral, por exemplo).  

Quem pode fazer? 

A umectação é indicada para cabelos secos, ressecados e danificados. Apesar de utilizada pelas cacheadas e crespas, muitas meninas que possuem cabelos lisos ou alisados já adotaram a umectação em sua rotina de cuidados. 

Como e quando fazer ?

Fazer umectação é muito simples: basta aplicar o óleo mecha a mecha, nos cabelos secos, antes de lavar. Eu sempre começo pelo couro cabeludo, massageando bem, já alguns óleos são específicos para fortalecer o bulbo e estimular o crescimento. Feito isto, começo a aplicar no comprimento até

que todo o cabelo esteja envolvido. Depois, é só colocar uma touca de sua preferência e deixar em pausa por no mínimo 30 minutos. Assim, o calor do couro cabeludo irá potencializar a ação do óleo. 

Quem trabalha ou estuda o dia inteiro, tem a opção de fazer o que chamamos de umectação noturna (overnight), onde óleo é aplicado antes de dormir e retirado no dia seguinte, na higiene com xampu. 

Normalmente a umectação é feita 1x por semana, principalmente em cabelos cacheados e crespos, por serem naturalmente secos. Com o passar do tempo, a frequência poderá diminuir para cada 15 dias ou até mesmo 1x ao mês. 

Os óleos vegetais mais conhecidos para esta técnica são: 

Oléo de Jojoba: tratamento natural para o combate à caspa, regula a oleosidade excessiva do couro cabeludo, doa brilho, restaura e estimula o crescimento. Tem ação emoliente e umectante.

Óleo de Rícino: antibactericida, regula a regular a oleosidade do couro cabeludo, combate caspa, queda e estimula o crescimento. Nutre, hidrata e deixa o fio encorpado. Ajuda a combater pontas duplas. 

Óleo de Abacate: é um dos poucos óleos que é absorvido pela fibra, rico em ácidos graxos, tem ação antioxidante, restaura, dá brilho e maciez. 

Óleo de Côco: rico em Vitamina E, tem ação antibactericida e fungicida, promove a hidratação, combate a caspa, dermatite seborreica e coceiras. 

Óleo de Oliva: rico em ácidos graxos e vitamina E, tem ação antioxidante, fortalece, confere maciez e estimula o crescimento.

Para quem nunca fez umectação, vale a pena testar! 

Por hoje é isso! Espero que tenham gostado e até o próximo! Beijinhos!

Comentar

Comentar

* = Preenchimento obrigatório
Nome *
Email *
Mensagem *
 

Comentários

Nenhum comentário ainda.
Ana Claudia de Paula
(10 posts)
Olá, meu nome é Ana Claudia, carinhosamente apelidada de Aninha, por minhas amigas da internet!  Não sou especialista! Sou curiosa e apaixonada por todo o universo dos cabelos e cosméticos! Procuro dividir esta paixão com cada leitor através das postagens que vocês encontram aqui.  Espero sinceramente que gostem deste espaço e me ajudem a torná-lo cada vez melhor! Obrigada pela visita! Beijinhos! :****
Quer saber mais sobre Ana Claudia de Paula? Facebook, Twitter, Instagram.
 
SIGA NOSSOINSTAGRAM

Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades!

Atendimento

2ª á 5ª 8hs às 18hs

8hs às 17hs

  • (31) 3429-9200
  • Rua Leopoldino de Oliveira, 798 - Nova Esperança Belo Horizonte - MG - CEP.: 31230-532