Cachos na Moda
25/07/2016 - Por Ana Claudia de Paula

Olá, queridos, tudo bem? Eu estou ótima e espero que vocês também estejam!

Hoje eu quero escrever sobre uma frase muito falada por pessoas, principalmente na internet, quando dizem que “Usar cabelo cacheado está na moda!” Vocês já ouviram isso? Ou quem sabe conhecem alguém que diz que vai aderir, afinal, todo mundo resolveu assumir o cabelo cacheado/crespo natural? Pois eu já cansei de ouvir esta frase, que é dita na maioria das vezes por pessoas que encaram este movimento como tendência. Mas será que isso é verdade?

A cada dia que passa, mais brasileiras resolvem abandonar o uso de produtos alisantes. Algumas motivadas por gravidez, problemas de saúde e outras, por opção mesmo! Aqui onde eu moro, conheço várias meninas que estão seguindo este caminho porque um dia “acordaram” e perceberam o estrago que alguns produtos provocaram após anos de uso. 

Toda esta mudança tornou-se uma grande oportunidade para muitas de nós aprendermos a lidar com o cabelo naturalmente cacheado/crespo. Sou de uma geração que viveu sob o jugo de que toda mulher negra bem cuidada, deveria “cuidar” do cabelo. Leia-se: alisar! O cabelo crespo era totalmente inapropriado e visto como algo sujo ou feio. Cresci ouvindo e vendo este tipo de coisa e

cheguei a um ponto que estava totalmente consumida por esta “verdade”. Para vocês terem ideia, eu deixava marcado no calendário os meses que eu deveria retornar ao cabeleireiro para os retoques de raiz. E ficava muito chateada quando via que em menos de 30 dias, eu já tinha alguns centímetros de raiz natural aparecendo! 

A minha transição iniciou repentinamente! Um dia, em frente ao espelho eu vi a minha raiz natural e me apaixonei! Algo me chamou a atenção de uma maneira como nunca ocorrera antes. Fui surpreendida por um sentimento que jamais conseguirei descrever para vocês. Uma pergunta veio à minha mente, enquanto eu olhava aquela mecha: “Por que estou fazendo isso com meu cabelo?” 

Pela primeira vez eu fiquei sem resposta e me senti muito mal. Esta é apenas uma parte da minha história, que vai de encontro à muitas outras neste Brasil. O que eu quero dizer é que toda esta revolução de mulheres cacheadas/crespas iniciou quando percebemos que havia uma direção diferente para trilhar. Cuidar de um cabelo cacheado/crespo não era o pesadelo que sempre diziam. O que faltou às gerações passadas foi informação de como tratar esse tipo de cabelo totalmente fora do padrão. Por outro lado, não havia produtos que nos estimulassem a mantê-los naturais, como vemos atualmente. 

Este retorno aos cachos é bastante recente. Eu assumi meu cabelo crespo a apenas 6 anos. E quando eu decidi, tive que pesquisar bastante, principalmente em sites gringos, como eu deveria cuidar dele. Enquanto isso, estávamos vivendo o auge das escovas. Meu começo foi bem difícil! Cheguei a importar produtos específicos para cachos, porque aqui não existia.

De lá para cá, as empresas nacionais começaram a ver que um mercado promissor começava a surgir. Foi então que desenvolveram produtos que atendessem às necessidades deste novo público! 

Em consequência, muitas meninas que sequer conheciam seus cabelos naturais, romperam com o ciclo químico para darem liberdade aos caracóis. E assim, uma observando o exemplo da outra, tomaram a decisão, com mais confiança. Encontrar produtos voltados para nosso tipo de cabelo, também foi um grande divisor de águas na vida de muita gente. 

Por causa disso, dizem que ter cachos está na moda. Eu insisto em dizer que a decisão de assumir o próprio cabelo jamais poderá ser olhado desta maneira! Existem muitas histórias por trás de cada transformação! Acredito que ter o cabelo cacheado/crespo hoje remete à conquista de uma grande vitória, face à tantos relatos de mulheres que sofreram tanto por causa do seu tipo de cabelo! 

Resumindo, cacheado/crespo é um tipo de cabelo assim como o liso, alisado ou ondulado! Seja qual for o seu, o mais importante é que você esteja bem e feliz. Quanto à moda, vamos deixar para os profissionais da área, porque definitivamente, transição ou big chop não tem nada a ver com ela!

Por hoje é isso! Espero que tenham gostado e até o próximo! Beijinhos!

Comentar

Comentar

* = Preenchimento obrigatório
Nome *
Email *
Mensagem *
 

Comentários

Nenhum comentário ainda.
Ana Claudia de Paula
(10 posts)
Olá, meu nome é Ana Claudia, carinhosamente apelidada de Aninha, por minhas amigas da internet!  Não sou especialista! Sou curiosa e apaixonada por todo o universo dos cabelos e cosméticos! Procuro dividir esta paixão com cada leitor através das postagens que vocês encontram aqui.  Espero sinceramente que gostem deste espaço e me ajudem a torná-lo cada vez melhor! Obrigada pela visita! Beijinhos! :****
Quer saber mais sobre Ana Claudia de Paula? Facebook, Twitter, Instagram.
 
SIGA NOSSOINSTAGRAM

Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades!

Atendimento

2ª á 5ª 8hs às 18hs

8hs às 17hs

  • (31) 3429-9200
  • Rua Leopoldino de Oliveira, 798 - Nova Esperança Belo Horizonte - MG - CEP.: 31230-532