Como Anda o Seu Tempo?
20/06/2016 - Por Ana Claudia de Paula

Olá, meus queridos, tudo bem? Quem de vocês nunca disse “Gostaria tanto de fazer isso ou aquilo, mas não tenho tempo!” É tão frustrante quando a gente se dá conta de que o dia passou e boa parte das coisas que planejamos fazer foi adiada mais uma vez! Fica a sensação de que as vinte e quatro horas do dia não são suficientes para tantos afazeres!

Um dos maiores desafios que enfrentamos é a falta de tempo! Grandes empresas investem muito em treinamento de pessoal para que aprendam a administrar o tempo. Como o velho ditado diz: “Tempo é dinheiro!” Este dito popular é muito verdadeiro, afinal, o tempo é precioso demais para ser desperdiçado!

Se você anda às voltas fazendo tudo e não concluindo nada, talvez seja a hora de parar e refletir na maneira como está planejando o seu dia, por exemplo. Reclamamos que não temos tempo, mas quando analisamos as nossas atitudes, fazemos descobertas valiosas. Pode ser que estejamos investindo tempo demais em coisas que não são tão importantes como achamos que elas sejam. E para detectar isso, vou deixar umas dicas que aprendi em um seminário sobre Administração do Tempo, que eu participei na empresa que eu trabalhava.

Acredito que elas te ajudarão a manter o foco no que realmente é importante:

1- Faça uma lista das suas atividades;

2- Identifique e separe o que é importante e o que é urgente;

3- Priorize e resolva aquilo que é urgente. Você vai ver que, em meio a tudo o que você considerava urgente, existirão atividades que precisam ser resolvidas de imediato e outras nem tanto;

4 - Estabeleça e cumpra os prazos para conclusão das atividades urgentes e importantes;

5 - Agende suas tarefas: leve em consideração prazos que você estabeleceu para conclusão de cada uma delas;

6 - Monitore o andamento, eliminando da lista aquilo que já realizou. Para o que não foi concluído, reagende conforme a sua importância. Evite deixar para depois;

7 - Se esforce e mantenha o planejamento e a organização da sua rotina, sempre atento à ordem de importância das tarefas.

 

Parece impossível seguir estas dicas, mas não é! Só precisa de força de vontade! Lembrando que elas não são somente para quem trabalha fora! São aplicáveis à donas de casa e estudantes ou quem mais estiver interessado em aproveitar melhor a sua vida, pois aquilo que deixamos de viver não volta jamais.

Eu só percebi o quanto estava desperdiçando meu tempo quando parei para rever o que e como eu estava tentando fazer as coisas. Estas são medidas preventivas que evitarão que você passe o resto da vida “apagando incêndios” e encontre tempo para estar em lazer com sua família, quem sabe fazendo aquela viagem maravilhosa que você nunca conseguiu.

Outro “ladrão do tempo” é a internet! A gente nem se dá conta das horas que passamos on line, em redes sociais, mesmo sabendo que tem um monte de coisa para fazer. Para evitar esse tipo de auto sabotagem, eu desligo o Wi-fi do celular algumas vezes durante o dia. Em períodos estabelecidos por mim, eu paro para checar e responder mensagens, visito sites e estico a conversa com amigos, afinal isso também faz parte da nossa vida moderna, além de ser prazeroso!

Sei que existem pessoas cujo trabalho é on line e essas devem ter uma disciplina muito maior que a minha para não perder o foco de suas atividades! Mas, o que quis deixar para vocês hoje, foi apenas uma ajuda para melhorarem a sua qualidade de vida, pois precisamos ter momentos para nós mesmos e também para os filhos. Quanto tempo faz que você não conversa ou brinca com seus filhos? Quanto tempo que não fazem um passeio ou simplesmente sentam à mesa para uma refeição? Vamos repensar queridos, pois o tempo se esvai e não volta jamais.

Espero que tenham gostado e até o próximo! Beijinhos!

Ana Claudia de Paula

 

Crédito de imagem: Reprodução Google 

 

Comentar

Comentar

* = Preenchimento obrigatório
Nome *
Email *
Mensagem *
 

Comentários

Antonio Carlos de O Gomes
Antonio Carlos de O Gomes
29/06/2016
Boa noite! Ana Claudia E por falar em falta de tempo, foi a falta dele que te fez não ler o que escreveu?? rsrs Veja como ficou a frase no texto. "Acredito que com irão te ajudar a manter o foco no que realmente é importante" Minha intenção foi ajudar tá?? Crítica construtiva Abraços! Antonio
Ana Claudia de Paula
Ana Claudia de Paula
14/07/2016
@Antonio Carlos de O Gomes Boa tarde, tudo bem? Hahahaha, agradeço demais a sua observação. Tenho o hábito de revisar bastante o que escrevo, mas por algum motivo este erro passou sem que eu percebesse! Não foi falta de tempo não rsrs...talvez distração mesmo. :) Vou solicitar a correção no blog! Eu agradeço demais e pode ter certeza de que leitores como você nos ajudam a fazer um trabalho cada vez melhor. :) Obrigada mesmo!
Ana Claudia de Paula
Ana Claudia de Paula
14/07/2016
@Antonio Carlos de O Gomes Boa tarde, tudo bem? Hahahaha, agradeço demais a sua observação. Tenho o hábito de revisar bastante o que escrevo, mas por algum motivo este erro passou sem que eu percebesse! Não foi falta de tempo não rsrs...talvez distração mesmo. :) Vou solicitar a correção no blog! Eu agradeço demais e pode ter certeza de que leitores como você nos ajudam a fazer um trabalho cada vez melhor. :) Obrigada mesmo!
Ana Claudia de Paula
(10 posts)
Olá, meu nome é Ana Claudia, carinhosamente apelidada de Aninha, por minhas amigas da internet!  Não sou especialista! Sou curiosa e apaixonada por todo o universo dos cabelos e cosméticos! Procuro dividir esta paixão com cada leitor através das postagens que vocês encontram aqui.  Espero sinceramente que gostem deste espaço e me ajudem a torná-lo cada vez melhor! Obrigada pela visita! Beijinhos! :****
Quer saber mais sobre Ana Claudia de Paula? Facebook, Twitter, Instagram.
 
SIGA NOSSOINSTAGRAM

Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades!

Atendimento

2ª á 5ª 8hs às 18hs

8hs às 17hs

  • (31) 3429-9200
  • Rua Leopoldino de Oliveira, 798 - Nova Esperança Belo Horizonte - MG - CEP.: 31230-532