Vamos falar do Outubro Rosa?
07/10/2019 às 17:00 - Por

Do dia 1° ao dia 31 de Outubro, o Brasil e o mundo fica cor-de-rosa. Você já deve ter visto a cor espalhada por aí, né? Isso tudo por uma causa super importante! Estamos no Outubro Rosa, o mês dedicado à prevenção do câncer de mama.

De onde veio?
O movimento Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos e chegou ao Brasil em 02 de Outubro de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, assumiu a cor rosa. A iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa junto com uma empresa européia de cosméticos. Elas arrasaram!

As ações são feitas para ensinar sobre a prevenção do câncer por meio do diagnóstico precoce. E para dar visibilidade a causa e sensibilizar a população, as cidades se enfeitam com laços rosas, fazem corridas; artistas vestem a camisa do movimento; ocorrem eventos, entre muitas outras iniciativas.


O que é o câncer de mama?
A gente fala bastante  do assunto neste mês e, por isso, precisa ficar bem claro do que se trata. Então, o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama e esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. 

Não existe só um tipo de câncer de mama, a doença pode evoluir de diferentes formas e, por isso, há aqueles que se desenvolvem rapidamente e outros lentamente. 

É importante ressaltar que não são só as mulheres que sofrem com a doença, mas homens também!

 

Deixa eu te mostrar alguns números:

  • Em 2017, houveram 16.724 casos de óbito devido a doença.


Mas afinal, o que provoca o câncer de mama?
Bom, não é só um fator provocativo, a verdade é que são várias combinações que resultam na doença. Vou te falar de alguns, mas possuem outros também, ok?

  • Idade: pessoas acima dos 50 anos possuem mais chances de desenvolver a doença;

  • Obesidade após menopausa;

  • Sedentarismo;

  • Consumo de bebida alcoólica;

  • Não ter tido filhos;

  • Uso de hormônios contraceptivos;

  • Histórico do câncer na família.

Que tal prevenir o câncer de mama?
A boa notícia é que tem como se prevenir contra a doença, então confira algumas dicas:

  • Pratique exercícios físicos, com a prática, cerca de 12% das mortes ocorridas pela doença poderiam ser evitadas. 

  • Cuide da alimentação. A dieta equilibrada evita o sobrepeso/ obesidade e melhora a qualidade de vida, além de que vale lembrar que os alimentos industrializados contêm agentes cancerígenos na composição e devem ser evitados. Coma mais vegetais e frutas, eles são nossos aliados na luta contra o câncer de mama! 

  • Fumar nem pensar!O cigarro contém cerca de 4.720 substâncias tóxicas, que levam a uma série de doenças e o câncer é uma delas. Lembre-se que o tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 10 mil pessoas morrem por dia todos os anos em decorrência do cigarro.

  • Dispense o álcool também. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o alcoolismo causa entre 2% e 4% das mortes por câncer, sendo um dos fatores de risco para o desenvolvimento de diversos tumores, incluindo o de mama, principalmente se o uso for combinado com o tabaco.

 

A importância do autoexame
E claro, fazer o autoexame é uma etapa fundamental para controlar o câncer de mama. Ele pode ser detectado em fases iniciais, aumentando as chances de cura. 

Todas nós precisamos conhecer o nosso corpo para entendermos o que é normal em nossas mamas, para que, caso surja algo novo, possamos procurar um médico para analisar.

Sabia que a maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres?

Sobre os sintomas
Fique atenta aos sintomas:

  • Nódulo/ caroço, fixo e, geralmente, indolor. Essa forma de manifestação da doença está presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher;

  • Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;

  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecendo com uma casca de laranja;

  • Alterações no mamilo e saída de líquido anormal por eles.

 

Confira como fazer o autoexame
Agora que você já sabe o que observar em seus seios, vamos ver como fazer o autoexame.

1 - Cara a cara com o espelho

Como você viu, alguns sintomas são visíveis, então, de frente ao espelho, observe a aparência das suas mamas.

2 - Toque

Agora, é necessário que você erga seu braço e o coloque por trás da cabeça, depois disso, apalpe seus seios e axilas procurando nódulos ou corpos estranhos. Pressione seus mamilos para conferir se está saindo algum líquido deles de cor avermelhada ou anormal.

3 - Deitada

Coloque uma de suas mãos apoiando sua cabeça e com as pontas dos dedos da outra mão pressione levemente seus seios de fora para dentro, fazendo uma espiral até o mamilo. Tente identificar se o tecido da pele teve algum engrossamento ou alteração.

Lembre-se que a mamografia - exame preventivo contra o câncer de mama- deve ser feito a partir dos 40 anos com intervalos máximos de 2 anos para mulheres que não tenham histórico da doença na família. 

E por fim, o tratamento

Caso a doença seja detectada, é importante saber que o tratamento depende da fase do câncer, pois ele pode ter até 4 estágios, então pode envolver quimioterapia, radioterapia e até a cirurgia. 

E olha, o Ministério da Saúde oferece o atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Trattabrasil sabe o quanto se cuidar é importante para todas nós, e é por isso que fazemos tudo com tanto carinho, mas mais bonito que ter os cabelos bem cuidados, é ter uma saúde impecável, certo?

Por isso, apoiamos o Outubro Rosa e te convidamos a fazer parte do movimento, o primeiro passo é cuidando de você mesma!

Beijinhos e até o próximo post, amiga!

 

Comentar

Comentar

* = Preenchimento obrigatório
Nome *
Email *
Mensagem *
 

Comentários

Nenhum comentário ainda.
(17 posts)
Quer saber mais sobre ? Facebook, Twitter, Instagram.
 
SIGA NOSSOINSTAGRAM

Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades!

Atendimento

2ª á 5ª 8hs às 18hs

8hs às 17hs

  • (31) 3429-9200
  • Rua Leopoldino de Oliveira, 798 - Nova Esperança Belo Horizonte - MG - CEP.: 31230-532