TIPOS DE ARGILA E SEUS BENEFÍCIOS PARA A PELE
05/04/2017 - Por Alynne Albuquerque
Oi, gente, tudo bem? Minhas ideias de posts aqui pro blog na maioria das vezes surgem de dúvidas que eu tive sobre determinado assunto e aprendi fuçando na internet. Logo em seguida quero compartilhar o aprendizado com vocês, pois sei que pode ser a dúvida e ser útil para muita gente que me acompanha. 
 
A "aulinha" de hoje será sobre os benefícios do uso da argila na pele e os principais tipos que existem no mercado. A curiosidade no assunto bateu ontem, quando fiz uso da argila no rosto pela primeira vez.
 
A argila é um material de origem mineral, resultante da presença de compostos derivados de alumínio. É coletada diretamente do solo e ótima para cuidar da beleza, tanto em tratamentos estéticos como em terapias.
 
De modo geral os benefícios da argila para pele são: poder de prevenir os efeitos do tempo, limpar, esfoliar e tirar manchas superficiais. Ajuda ainda a acalmar inflamações e ativar a circulação superficial, melhorando a vitalidade da pele. 
 
 
 
Mas existem vários tipos de argila, cada uma possui diferentes substâncias, tendo assim diferentes qualidades e sendo indicadas para diferentes tipos de peles. Confira na lista abaixo:
 
ARGILA VERDE, PRETA E CINZA
 
 
argila verde é que possui a maior diversidade de elementos, possui um pH neutro e é indicada para peles oleosas e com acne. Tem ação adstringente, tonificante, estimulante, bactericida, analgésica e cicatrizante se aplicada como máscara facial no tratamento de beleza, tem ação secativa e regula a produção sebácea. 
Realiza um peeling natural, removendo o excesso de oleosidade da pele. Nutre os tecidos com sais minerais e absorve radiação solar, retardando o envelhecimento.
 
 
argila preta é a mais nobre de todas, pode ser encontrada também como lama vulcânica. É muito utilizada para a desintoxicação da pele, principalmente peles oleosas.
 
Tem ação antiinflamatória, anti-artrósica, absorvente e anti-stress. Devido ao alto teor de alumínio e silício e baixo percentual de ferro, pode ser usado tanto para cosmética como para tratamentos de doenças. É um excelente agente rejuvenescedor.
 
 
 
argila cinza é indicada para peles oleosas e com manchas.
 
Devido ao titânio presente em sua composição, combate espinhas, cravos e é um excelente esfoliante. A argila cinza possui o pH alcalino, contém em média 60% de sílica (ótimo para pele oleosa), é antioxidante natural, retardando o envelhecimento da pele. É reguladora da seborréia capilar, absorve a irradiação solar, é clareadora de manchas e pode ajudar na redução do peso e medidas.
 
 
 
 
ARGILA BRANCA, VERMELHA E ROSA
 
 
argila branca é indicada para peles sensíveis e desidratadas. Contém o maior percentual em alumínio e seu pH é muito próximo ao da pele.
 
Seus benefícios são de clarear, absorver a oleosidade da pele sem desidratar, e ter ação suavizante e cicatrizante. Apresenta ação tensora branda e, portanto, pode ser usada em todos os tipos de pele, especialmente nas expostas demasiadamente ao sol.
 
 
 
 
 
argila vermelha é indicada para peles mais sensíveis e rosadas. Tem grande capacidade de absorver oleosidade e renovar a estrutura das células, deixando o rosto, corpo e até os cabelos mais belos e saudáveis.
 
Por ser rica em óxido de ferro e cobre, a argila vermelha auxilia na respiração das células. Sem esses nutrientes, a pele tende a ficar seca, sem elasticidade e envelhece mais rápido. Fazer uma máscara dessa argila é ótimo para reduzir as linhas de expressão.
 
 
argila rosa é a mistura da argila branca com a vermelha. Por ser mais suave, a argila rosa é indicada para as peles sensíveis e delicadas. Ela possui ação desinfetante, cicatrizante e suavizante. A argila rosa é rica em ferro, e muito boa para aplicação de máscara facial, corporal e capilar.
 
Ao mesmo tempo em que absorve as toxinas e o excesso de oleosidade, fornece os minerais necessários para devolver o viço e o brilho natural de sua pele e cabelos, tornando-os sedosos e macios.
 
 
 
ARGILA MARROM, DOURADA E BEGE
 
 
argila marrom é, assim como a preta, bastante rara. Ela é bastante eficaz no tratamento da acne e possui efeito rejuvenescedor. Atua ativando a circulação, purificando, tonificando, amenizando manchas, controlando a oleosidade, equilibrando a produção sebácea e revitalizando a pele.
 

argila amarela ou dourada é remineralizante, sendo, por isso, indicada para peles cansadas e mais maduras. É rejuvenescedora, possui efeito tensor, melhora a circulação sanguínea e é tonificante.
 
 

argila bege é uma mistura da marrom com a branca e é bem suave. Ela revitaliza a pele, esfolia, desintoxica, combate cravos e espinhas, ameniza manchas e hidrata a pele.


Há ainda a argila roxa, uma mistura da rosa com a marrom que é rica em magnésio, que ajuda na formação do colágeno, melhora a firmeza e a textura da pele, além de melhorar o tônus muscular e revitalizar a pele cansada.
 

Como usar argila na pele ?

Para usar é simples: misture uma colher de sopa de argila em pó com água mineral ou chá de camomila (pode ser em temperatura morna); a quantidade deve ser suficiente para obter uma consistência pastosa e grossa. Aplique no rosto, evitando os olhos e lábios. Retire com água assim que secar. 
 
Vale lembrar que a pele deve estar limpa e sem maquiagem; É normal sentir a pele repuxar e que ela fique vermelha após a remoção, uma vez que a argila ativa a circulação.
 

Onde comprar argila para pele?

A argila pode ser comprada em forma de cosmético ou em pó. Você encontra a argila em pó em casas de produtos naturais, supermercados e farmácia de manipulação.
 
 
 
Eu estou "adentrando" nesse mundo agora. Testei pela primeira vez a verde - ela nem é minha haha é da minha amiga, ela comprou no Mundo Verde - e amei. Pretendo procurar outras cores para comprar e a medida que for testando posso contar minha experiência pra vocês. 
 
Agora que vocês já sabem os inúmeros benefícios da argila é só ver a que mais se adequa ao seu tipo de pele e iniciar o projeto hulk, como estou na fotinha ao lado hahahah
 
Já dizia minha avó que pra ficar bonita a gente tem que sofrer e ficar feia primeiro. 
 
Me contem, vocês utilizam argila na pele? Qual cor que você usa? Qual marca? Vamos bater um papo nos comentários. 
 
 
Originalmente publicado em: 
http://www.butecoparagarotas.com.br/2017/03/tipos-de-argila-e-seus-beneficios-para-pele.html 
 
Comentar

Comentar

* = Preenchimento obrigatório
Nome *
Email *
Mensagem *
 

Comentários

Nenhum comentário ainda.
Alynne Albuquerque
(7 posts)
Alynne, 20 anos, Recifense morando em SP há pouco mais de um ano. Curso Terapia Ocupacional na Universidade Federal de São Paulo . Sou apaixonada por fotografia, viagem, maquiagem e tudo que envolve o mundo feminino, criei o Buteco para Garotas há 4 anos para compartilhar um pouco desse universo com outras pessoas.
Quer saber mais sobre Alynne Albuquerque? Facebook, Twitter, Instagram.
 
SIGA NOSSOINSTAGRAM

Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades!

Atendimento

2ª á 5ª 8hs às 18hs

8hs às 17hs

  • (31) 3429-9200
  • Rua Leopoldino de Oliveira, 798 - Nova Esperança Belo Horizonte - MG - CEP.: 31230-532